NAP

A Faculdade Fortium fornece acompanhamento psicopedagógico aos alunos, através do Núcleo de apoio Psicopedagógico ao discente (NAP), pelo qual procura-se auxiliar o estudante a vencer as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem e de sua adaptação ao curso e às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O desempenho do educando é acompanhado, a fim de possibilitar alternativas que favoreçam uma aprendizagem adequada. Os alunos calouros, por exemplo, recebem orientação acadêmica e meios para sua adaptação ao novo ambiente e para utilizar, de modo adequado, os serviços que lhe são oferecidos pela Faculdade Fortium.

O Núcleo Psicopedagógico (NAP) é o órgão responsável pelas ações de orientação aos alunos, procurando solucionar e encaminhar os problemas surgidos, tanto no desempenho acadêmico quanto em assuntos que tenham reflexo nesse desempenho.

O Núcleo Didático-Pedagógico dispõe de um profissional responsável para atender as diferentes demandas da Instituição decorrentes das dificuldades surgidas nos processos de aprendizagem e de interações sociais, dos quais participam os diversos segmentos. Dentre as atividades desenvolvidas pelo núcleo destaca-se a reflexão coletiva sobre as questões consideradas fundamentais na relação de ensino-aprendizagem, que resultam em ações direcionadas a situações de natureza geral e, quando necessário, a atendimentos específicos.

Uma das funções do NAP é acompanhar e sugerir propostas de intervenção adequadas a partir das solicitações dos coordenadores e professores de cada curso. Ademais, o núcleo se constitui num espaço de provocação de debates atualizados sobre o entendimento das diferentes perspectivas e possibilidades de realização dos desafios e dilemas que se apresentam no atendimento à pluralidade e singularidade envolvidas no processo de aprendizagem.

A política que norteia o apoio aos estudantes tem como base as seguintes Diretrizes:

  1. Oferecer apoio psicopedagógico ao estudante na busca de soluções de fatores subjacentes às suas atividades cotidianas, que contribuem frequentemente para a eclosão de um desajuste emocional com reflexo negativo no rendimento escolar, resultando muitas vezes na desistência/evasão.
  2. Suprir as carências de informação e sustentação psicopedagógica na opção profissional, que frequentemente se fazem refletir no desempenho acadêmico e na saúde mental do estudante.
  3. Identificar e atender às necessidades especiais dos acadêmicos portadores de deficiências permanentes ou temporárias, adequando os espaços e equipamentos da Faculdade Fortium, qualificando seu pessoal técnico e administrativo para melhor atendê-los.
  4. Estimular a participação estudantil nas atividades de ensino, extensão e iniciação científica.
  5. Garantir condições de apoio ao ensino e efetivar ações de acompanhamento acadêmico.
  6. Promover pesquisas de satisfação do corpo discente e docente envolvendo aspectos administrativos, sociais, acadêmicos, de infraestrutura, entre outros.

Horários de atendimentos:

Segundas e Terças-feiras das 11 horas as 13 horas na Unidade Gama – Matutino

Segunda das 16 as 19 horas no Unidade Gama – Noturno

Quintas-feiras das 10 horas as 13 horas na Unidade Brasília – Matutino

 Quintas-feiras das 16 as 19 horas na Unidade Brasília – Noturno

Responsável: Professor Mestre – Robson L. Araújo.

Contato: nap@fortium.com.br