Letras

APRESENTAÇÃO DO CURSO

 O objetivo do Curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades lingüísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos lingüísticos e literários. 

O curso de Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, oferecido pelo Instituto Superior de Educação da Faculdade Fortium – Brasília – DF, deverá contribuir para dar nova realidade à formação de novas gerações dos profissionais da área. Estrutura-se com base na realidade nacional e baseia-se nos parâmetros para os cursos superiores propostos pela LDB, tendo em vista a formação do Licenciado em Letras com o seguinte perfil: estudioso, pesquisador, facilitador, cooperador. O licenciado deverá ainda ter uma visão ampla e aprofundada sobre a realidade profissional e social, preocupado com a superação de desafios no exercício da cidadania

É oferecido em oito semestres (03 anos), ocorre em regime seriado semestral e sua estrutura curricular, calcada no efetivo trabalho acadêmico, totaliza 3.120 horas de atividades, divididas em:

 

  • 2504 horas dedicadas às atividades formativas como assistência a aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudos;
  • 400 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado em Educação Fundamental, do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio;
  • 216 horas de atividades teórico/práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio, da iniciação científica, da extensão e da monitoria.