Letras

APRESENTAÇÃO DO CURSO

 O objetivo do Curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades lingüísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos lingüísticos e literários. 

O curso de Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, oferecido pelo Instituto Superior de Educação da Faculdade Fortium – Brasília – DF, deverá contribuir para dar nova realidade à formação de novas gerações dos profissionais da área. Estrutura-se com base na realidade nacional e baseia-se nos parâmetros para os cursos superiores propostos pela LDB, tendo em vista a formação do Licenciado em Letras com o seguinte perfil: estudioso, pesquisador, facilitador, cooperador. O licenciado deverá ainda ter uma visão ampla e aprofundada sobre a realidade profissional e social, preocupado com a superação de desafios no exercício da cidadania

É oferecido em oito semestres (03 anos), ocorre em regime seriado semestral e sua estrutura curricular, calcada no efetivo trabalho acadêmico, totaliza 3.120 horas de atividades, divididas em:

 

  • 2504 horas dedicadas às atividades formativas como assistência a aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudos;
  • 400 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado em Educação Fundamental, do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio;
  • 216 horas de atividades teórico/práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio, da iniciação científica, da extensão e da monitoria.

 

  • Turno

    Matutino e Noturno

    Horário

    Segunda a Sexta de 8h às 10h50

    Segunda a Sexta de 19h às 21h50

    Sábado de 8h às 10h50

    Atos Autorizativos

    • Autorização:  Portaria MEC nº 1.271, de 19 de abril de 2005;
    • O projeto do curso encontra-se a disposição no Espaço de Letras.

  • O curso de Pedagogia pertence grande área das Ciências Humanas e comtempla em sua estrutura conteúdos curriculares nas áreas da formação geral, docência e  gestão

    Atividade curricular 2011

  • A avaliação do desempenho escolar, para efeito de aprovação no período letivo, é feita por disciplina e pelos outros componentes curriculares, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento do conteúdo.

    Aprovação -Média igual ou superior 6 (seis) pontos e  frequência mínima de 75% do total da carga horária da disciplina.

    A avaliação do aproveitamento constará de:

    I -Avaliação (A1) de 0 (zero) a 10 (dez) pontos

    II -Avaliação (A2) de0 (zero) a 10 (dez) pontos

    III – Avaliação(A3) de 0 (zero) a 10 (dez) pontos – Para que o aluno esteja apto a realizar A3 deverá ter obtido no mínimo 3 pontos na média das provas A1 e A2.

    • Coord. das Licenciaturas: Marilza Luzia Saraiva de Souza;
    • Coord. do Curso: Leonardo de Souza;
    • E-mail: pedagogia@fortium.com.br
  • O corpo Docente da Faculdade Fortium é composto por Especialistas, Mestres e Doutores.

    • Conheça o corpo Docente
  • Núcleo Docente Estruturante – NDE da Pedagogiaé órgão consultivo e de assessoramento ao colegiado do curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso, bem como pela análise e supervisão da estrutura curricular,ementário e demais instrumentosestratégias  para a formação do Pedagogo.

    • Conheça os membros do NDE de Letras.
  • Colegiado de Curso é uma instância acadêmica com funções pedagógicas e administrativas e é constituído por professores do quadroe tem como função zelar pela fiel execução dos dispositivos, regimentais , regulamentos ,normas e  participar ativamente da administração acadêmica e administrativa do curso.

    1. PROJETO

  • Veja as oportunidades profissionais para Pedagogos.

  • Veja as oportunidades de estágio para estudantes de Pedagogia

  • Conheça a Fortium

    Agende horário com a Coordenação de Curso

    Contato: pedagogia@fortium.com.br

    Ministério da Educação

    MEChttp://www.mec.gov.br/

    Revista Educação em Perspectivahttp://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/index

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

    http://www.capes.gov.br/

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

    http://www.cnpq.br/

    Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP

    http://www.finep.gov.br/

    Instituições Federais de Ensino Superior – IFES

    http://www.andifes.org.br/?page_id=10

    Secretaria de Educação do Distrito Federal

    Home

    Secretaria de Educação do Goiás

    http://portal.seduc.go.gov.br/