Letras

APRESENTAÇÃO DO CURSO

 O objetivo do Curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades lingüísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos lingüísticos e literários. 

O curso de Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, oferecido pelo Instituto Superior de Educação da Faculdade Fortium – Brasília – DF, deverá contribuir para dar nova realidade à formação de novas gerações dos profissionais da área. Estrutura-se com base na realidade nacional e baseia-se nos parâmetros para os cursos superiores propostos pela LDB, tendo em vista a formação do Licenciado em Letras com o seguinte perfil: estudioso, pesquisador, facilitador, cooperador. O licenciado deverá ainda ter uma visão ampla e aprofundada sobre a realidade profissional e social, preocupado com a superação de desafios no exercício da cidadania

É oferecido em oito semestres (03 anos), ocorre em regime seriado semestral e sua estrutura curricular, calcada no efetivo trabalho acadêmico, totaliza 3.120 horas de atividades, divididas em:

 

  • 2504 horas dedicadas às atividades formativas como assistência a aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudos;
  • 400 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado em Educação Fundamental, do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio;
  • 216 horas de atividades teórico/práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio, da iniciação científica, da extensão e da monitoria.
  • Turno

    Matutino e Noturno

     

    Horário

    Segunda a Sexta de 8h às 10h50

    Segunda a Sexta de 19h às 21h50

    Sábado de 8h às 10h50

     

    Local

    Asa Sul

    Gama

    São Sebastião

    Atos Autorizativos

    • Autorização Brasília/Gama:  Portaria MEC nº 1.271, de 19 de abril de 2005;
    • Autorização São Sebastião:  Portaria MEC nº 1.268, de 19 de agosto de 2009 – D.O.U de 20 de agosto de 2009.

     

     
     
    • O projeto do curso encontra-se a disposição no Espaço de Letras.

  • O curso de Pedagogia pertence grande área das Ciências Humanas e comtempla em sua estrutura conteúdos curriculares nas áreas da formação geral, docência e  gestão

    Sequência sugerida:

    1º Período

    Metodologia Científica

    Leitura e Produção de Textos I

    Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação

    Língua Brasileira de Sinais

    Psicologia da Educação

    Prática de Formação Pedagógica

    Atividades Complementares I

     

    2º Período

    Introdução à Linguística

    Leitura e Produção de Textos II

    Psicologia da Aprendizagem

    Cultura Clássica

    Literatura Portuguesa I

    Teoria da Literatura I

    Cultura e Diversidade Étnicoracial

    Atividades Complementares II

     

    3º Período

    Língua Portuguesa I-Fonética e Fonologia Líng. Port.

    Prática de Leitura e Produção de Textos

    Organização do Sistema Educacional

    Literatura Brasileira I

    Teoria da Literatura II

    Bases da Organização do Trabalho Pedagógico–Didática

    Atividades Complementares III

     

    4º Período

    Língua Portuguesa II – Morfologia da Língua Portuguesa

    Literatura Brasileira II

    Teoria da Literatura III

    Pratica do Laboratório da Língua Portuguesa

    Fundamentos da Educação Especial

    Sociolinguística da Língua Portuguesa

    Filologia da Língua Portuguesa

    Língua Portuguesa III- Sintaxe da Língua Portuguesa I

    Atividades Complementares IV

     

    5º Período

    Literatura Brasileira III

    Literatura Portuguesa II L1

    Literatura Infanto-Juvenil

    Prática de Pesquisa (TCC) I – elaboração do projeto

    Estágio Supervisionado I: Ensino Fundamental e Orientação do Estágio I

    Atividades Complementares V

     

    6º Período

    Língua Portuguesa IV – Sintaxe da Língua Portuguesa II

    Semântica e Análise do Discurso

    Literatura Contemporânea

    Prática de Pesquisa (TCC) II – elaboração do projeto final

    Estágio Supervisionado II: Ensino Médio e Orientação do Estágio II

    Atividades Complementares VI

  • A avaliação do desempenho escolar, para efeito de aprovação no período letivo, é feita por disciplina e pelos outros componentes curriculares, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento do conteúdo.

    Aprovação -Média igual ou superior 6 (seis) pontos e  frequência mínima de 75% do total da carga horária da disciplina.

     

    A avaliação do aproveitamento constará de:

     

    I -Avaliação (A1) de 0 (zero) a 10 (dez) pontos

    II -Avaliação (A2) de0 (zero) a 10 (dez) pontos

    III – Avaliação(A3) de 0 (zero) a 10 (dez) pontos – Para que o aluno esteja apto a realizar A3 deverá ter obtido no mínimo 3 pontos na média das provas A1 e A2.

  • Unidades Brasília / Gama

    • Coord. das Licenciaturas: Marilza Luzia Saraiva de Souza;
    • Coord. do Curso: Leonardo de Souza;
    • E-mail: pedagogia@fortium.com.br

     

     

  • O corpo Docente da Faculdade Fortium é composto por Especialistas, Mestres e Doutores.

     

    • Conheça o corpo Docente
  • Núcleo Docente Estruturante – NDE da Pedagogiaé órgão consultivo e de assessoramento ao colegiado do curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso, bem como pela análise e supervisão da estrutura curricular,ementário e demais instrumentosestratégias  para a formação do Pedagogo.

     

    • Conheça os membros do NDE de Letras.
  • Colegiado de Curso é uma instância acadêmica com funções pedagógicas e administrativas e é constituído por professores do quadroe tem como função zelar pela fiel execução dos dispositivos, regimentais , regulamentos ,normas e  participar ativamente da administração acadêmica e administrativa do curso.

    1. PROJETO

  •  

  • Veja as oportunidades profissionais para Pedagogos.

  • Veja as oportunidades de estágio para estudantes de Pedagogia

  • Conheça a Fortium

    Agende horário com a Coordenação de Curso

    Contato: pedagogia@fortium.com.br

    Ministério da Educação

    MEChttp://www.mec.gov.br/

    Revista Educação em Perspectivahttp://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/index

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

    http://www.capes.gov.br/

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

    http://www.cnpq.br/

    Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP

    http://www.finep.gov.br/

    Instituições Federais de Ensino Superior – IFES

    http://www.andifes.org.br/?page_id=10

    Secretaria de Educação do Distrito Federal

    http://www.se.df.gov.br/

    Secretaria de Educação do Goiás

    http://portal.seduc.go.gov.br/