Informações Gerais

Secretaria / Atendimento ao aluno

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 21h.
Aos Sábados das 08h às 12h.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (Período de Recesso )

De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 20h.
Aos Sábados das 08h às 12h.

 

ATIVIDADES DESEMPENHADAS

A secretaria da Faculdade Fortium é o departamento responsável, entre outros serviços, por: declarações, atestados, históricos e certidões referentes a qualquer situação acadêmica. Tais serviços devem ser solicitados com antecedência junto à Secretaria Acadêmica da Faculdade, por meio de requerimento próprio e mediante pagamento de taxa. A entrega da documentação obedecerá os seguintes prazos:

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (REMATRÍCULA)
A matrícula é renovada a cada semestre letivo, no período estabelecido no Calendário Acadêmico da Faculdade Fortium. Esse procedimento é importante, pois define a continuidade da permanência do aluno junto à Faculdade Fortium. A não renovação da matrícula representa abandono de curso. A renovação será efetivada com a confirmação da primeira mensalidade do semestre paga e o contrato assinado.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
O trancamento de matrícula é a interrupção temporária das atividades acadêmicas e pode ser concedido por um prazo de 1 semestre . Esse procedimento é destinado a alunos que, por diferentes motivos, não possam dar continuidade a seus estudos na Faculdade, fazendo com que o aluno não perca o vínculo com a Instituição, bem como tenha o direito de retornar à Faculdade, ou renovar o seu trancamento posteriormente a cada semestre.
O trancamento de matrícula é realizado mediante requerimento do aluno interessado à Secretaria Acadêmica, onde deve ser especificado o motivo do trancamento e expectativa de retorno do aluno. O Requerimento somente poderá ser deferido para os alunos que estejam em dia com todas as suas obrigações junto a Faculdade. Não será concedido o trancamento de matrícula por disciplina.

IMPORTANTE: É necessário que o aluno, ao interromper seus estudos, formalize o trancamento da matrícula, para que haja assim o cancelamento do contrato e cesse a obrigatoriedade de pagamentos.

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA
O Cancelamento da matrícula poderá ocorrer a requerimento do aluno ou por iniciativa da FACULDADE FORTIUM quando de processo disciplinar com aplicação da pena de desligamento. O cancelamento resulta na quebra do vínculo entre o aluno e a Instituição e exige que o aluno se submeta a novo Processo Seletivo, caso deseje retomar seus estudos na Faculdade. É condição para o cancelamento a quitação das mensalidades até o mês vigente da solicitação e preenchimento de requerimento próprio entregue à Secretaria Acadêmica.

REABERTURA DE MATRÍCULA
O processo de reabertura de matrícula é destinado aos alunos que realizaram o trancamento. Para retornar ao curso, o aluno deve requer por escrito junto à Secretaria Acadêmica, obedecendo aos prazos estabelecidos para reabertura da matrícula. O acadêmico deve aguardar o resultado da análise curricular, verificando as dependências e adequações da grade em vigor na época.

MUDANÇA DE TURMA, TURNO OU CURSO
A solicitação de mudança de turma, turno ou curso pode ser realizada pelo aluno, por meio de requerimento junto à Secretaria Acadêmica, dentro dos prazos fixados no Calendário Acadêmico. O requerimento poderá ser deferido caso o aluno esteja em dia com todas as suas obrigações perante à Faculdade, bem como após parecer positivo da Secretaria ou Direção, que levará em consideração aspectos acadêmicos, número de vagas existentes e aceitação das justificativas (devidamente comprovadas) do aluno requerente.

TRANSFERÊNCIA
A transferência do aluno da Faculdade Fortium para outra Instituição de Ensino Superior deve ser solicitada por meio de requerimento junto à Secretaria Acadêmica. Para ter o requerimento deferido, o aluno deverá ter seu vínculo totalmente regularizado junto à Faculdade Fortium, ou seja, deverá estar regularmente matriculado no período letivo para o qual foi requerido à sua transferência de acordo com o artigo 49 da Lei nº. 9.394/96 do Ministério da Educação e Cultura. Essa exigência é aplicada também aos alunos que estejam com suas matrículas trancadas.