Enfermagem

APRESENTAÇÃO DO CURSO

 

Formar profissionais para atuarem como Enfermeiros qualificados em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema de saúde complementar, numa perspectiva crítico-reflexiva-criativa, compromissados com a qualidade de vida da população, bem como com sua qualificação permanente e com o desenvolvimento da profissão.

 

O curso de Enfermagem, está alicerçado sob o Parecer CNE Nº 1.133/2001 de 07/08/2001 e a Resolução CNE/CES Nº 3, de 07/11/2001, e, se encontra regulamentado e fiscalizado pelo COREN, de acordo com a Lei nº 5.905, de julho de 1973, concebido e pautado nos seguintes pontos:

  • Garantir a formação global e crítica dos graduandos capacitando-os para o exercício da cidadania, através do desenvolvimento de atitudes e valores éticos, e para a adaptação às exigências do mercado de trabalho;
  • Garantir a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, centrando-se no ensino, mas, vinculando-se estreitamente aos processos de pesquisa e extensão propiciando a prática investigativa e a educação continuada;
  • Garantir a flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade e a articulação entre teoria e prática de maneira que se ampliem as dimensões, científica e cultural da formação profissional.

 

Serão ministrados conteúdos em Enfermagem que visam à compreensão da natureza humana, em suas dimensões, expressões e fases evolutivas, as relações com o contexto social, as políticas de saúde e sociais, as relações de trabalho, as necessidades de saúde da população. Contempla ainda, os condicionantes e seus determinantes que interferem no processo saúde-doença, os aspectos técnicos, metodológicos e bioéticos, os meios e os instrumentos inerentes ao processo de trabalho do enfermeiro e da enfermagem, como a informação e comunicação, as tecnologias. Enfim, a compreensão do homem, da sua cultura e da sociedade em que vive, da organização da atenção à saúde, da prática profissional, do processo de trabalho em saúde e do modelo assistencial.

 

O objetivo final do Curso em Enfermagem é explorar temas e situações que possibilitem a compreensão dos fatores determinantes e condicionantes do processo de saúde-doença, em nível individual e coletivo, envolvendo a biologia humana, o meio ambiente, o estilo de vida e a organização da atenção à saúde, o ensino e a pesquisa. Ancorados nos conteúdos (teóricos e práticos) de bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e da função dos tecidos e órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde/doença no desenvolvimento da prática assistencial de enfermagem. As bases filosóficas da relação indivíduo/sociedade e indivíduo/indivíduo a partir da compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, éticos e legais, psicológicos e ecológicos, dos meios e instrumentos inerentes ao processo de cuidar e ao trabalho do enfermeiro. Este Curso tem como finalidade proporcionar ao discente a aquisição das seguintes competências e habilidades específicas:

  • Compreender a natureza humana em suas dimensões biológicas, psicológicas e sociais, e culturais,
  • Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento para a prática profissional;
  • Compreender o contexto social, sua estrutura, dinâmica e forma de organização;
  • Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, dimensionando na geopolítica;
  • Incorporar os princípios e diretrizes do SUS;
  • Entender as relações do trabalho em saúde;
  • Compreender o processo de trabalho em saúde e em enfermagem;
  • Reconhecer as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
  • Promover a qualidade de vida do cuidador;
  • Desenvolver ações de educação em saúde;
  • Incorporar os princípios da bioética.